Fibra Ótica
Manutenção reduzida
Os materiais usados na produção dos cabos de fibra ótica e os componentes posicionados durante a sua instalação garantem uma maior vida útil, tornando-os mais resistentes e menos suscetíveis a sofrerem danos, incluindo aqueles provocados por fenómenos climáticos, logo, a necessidade de manutenção é reduzida.
Instalação facilitada
Os fios de fibra ótica possuem um diâmetro menor e, consequentemente, são mais flexíveis, comparados aos cabos de cobre, que são mais espessos e enrijecidos, assim, fica mais fácil conectar os pontos necessários durante a instalação para fornecer acesso à rede de internet.
Custo-benefício
É possível encontrar no mercado fibras óticas com valores muito próximos aos dos fios de cobre, mas em compensação, as fibras oferecem mais estabilidade, disponibilidade, velocidade e segurança na rede.
Maior segurança
A cablagem de fibra ótica oferece maior segurança aos dados que percorrem a rede se comparados aos fios de metal, pois é mais fácil e barato interceptar dados provenientes da rede elétrica, uma vez que os próprios cabos de metal podem vazar sinais eletromagnéticos. Isto não ocorre com a fibra ótica, porque a luz não tem como sair da fiação. A fibra ótica oferece menor risco de provocar incêndios, por não usar eletricidade, além de apresentar baixa probabilidade de interferência por intempéries climáticas, como vento (pode romper os cabos), chuva (a humidade causa oxidação do metal) e calor (dilata os fios de metal).
Maior fiabilidade
Diferentemente dos fios de metal, que perdem qualidade do sinal conforme se afastam da fonte da rede, a fibra ótica garante a potência mesmo a grandes distâncias.
Maior velocidade
O sinal da fibra ótica percorre à velocidade da luz e não tem interferência eletromagnética e de intempéries climáticas, além disso, os cabos de fibra asseguram uma menor latência, ou seja, há menos atraso na partilha de dados, contribuindo para uma maior velocidade de transmissão.
Redução de espaço ocupado
A distribuição de fibra ótica ocupa menos espaço do que o de metal, para oferecer o mesmo resultado, por exemplo, uma fibra ótica com a espessura de um fio de cabelo transmite 2,5 milhões ou mais de chamadas telefónicas instantaneamente, enquanto um cabo de cobre teria de possuir um diâmetro de quase 6 metros para dar conta desse mesmo volume de dados.”